quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mais uma

Greve dos transportes...
Não consigo compactuar com isto.

Ainda nem sei quanto aumentou o meu passe. Para a semana já me assusto!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Taras e Manias #VII

No que diz respeito à cozinha sou como o Ratatui...
Não provo durante a confecção. Apenas cheiro...

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sou vegetariana.

Not yet...
Não como carne à 9 anos (mais dia menos dia). A verdade é que não lhe sinto falta alguma.
A minha primeira tentativa foi no 2º ciclo (para ai no 9º ano). Fui ao continente do Colombo e comprei uma série de coisas (ai meu rico dinheirinho) que acabaram no lixo de tão intragáveis que eram.
Depois lembro-me de ter tentado no secundário, mas não sei porquê acabei por desistir.
Só quando entrei para a faculdade e de ter feito amizade com vegetarianos é que lá consegui. Já tinha 18 anos, mais força de vontade e mais cabedal para aguentar todas as boquinhas que a familia me ia arranjado para me deitar abaixo ("ooooooh! Tadinha da couve! ela também tem sentimentos!!!").
Enfim. Não foi dificil, mas também não é assim tão fácil.
Primeiro tirei os bifes, os hamburgueres, o frango assado, o chouriço. Durante algum tempo ainda consumia fiambre (era grande adepta de restaurantes chineses e do arroz chau chau...). Depois acabei por tirar todo o tipo de carne.
Nos primeiros anos ainda levei com algumas piadas e com a "inocência" de outros. Quando me perguntam porque deixei de comer carne, simplesmente digo que não gosto ou que me faz alergia. Já me aconteceu tentar defender o meu ponto de vista e acabar uma conversa com o seguinte argumento: "tão mas, quando nós morrermos e formos enterrados eles também nos vão comer! Porque não haveremos de os comer também?". Quando alguma criança me pergunta respondo apenas que não gosto (como explicar as razões éticas? ainda era capaz de ser espancada por algum pai!).
No Verão costumo tocar nas festas populares das aldeias e é sempre uma complicação explicar que não como carne. Apesar de sempre dizer às pessoas que não precisam de se preocupar, que lá me arranjo (pão com tomate! há sempre pão e salada nas mesas...) as pessoas gostam de receber bem e lá me arranjam omoletes com atum, ou filetes, uma lata de atum, peixe cozido...
Uma vez num restaurante do norte disse que não comia carne ao que a senhora respondeu: "não come carne? então e frango? já come? [nop]... aaaaaah... e salsichas? come? [nop] aaaaaaaaaaaah e uma sandes com fiambre? [grrrrrrrrrrrrrrrrrr]"
E ainda nessas minhas idas ao norte (durante os dois primeiros anos) ainda ouvi muitas vezes aquela do: "Não come carne? A sério? Então como faz com o seu namorado? eh eh eh". Primeiro ria muito amareladamente, mas quando começei a responder à badalhoca: "Então, eu não como, mas ele pode comer! eh eh eh", as piadas acabaram. (em Troia sê troiano não é verdade?).
Ainda como peixe, ovos e consumo derivados de leite. Ou melhor, consumi mais até cerca de um ano. Vou sempre reduzindo a quantidade. O grande problema é saber comer. Como substituir a carne? Como me manter nutrida? Por ainda não ter ido a um nutricionista que me direcciona-se nesse sentido fui mantendo algumas coisas (a minha mãe vai perguntado à dela, a senhora diz-lhe para eu não deixar de comer o peixe...).
A parte do leite não foi problema. Não gosto. Pronto. Ainda tentei obrigar-me a gostar de iogurtes, e durante um ano ainda os comi mas já foi esquecida essa ideia. Queijo gosto muito, como muito raramente (e o queijo de soja é tãaaaaaao caro!!!) e manteiga simplesmente deixei de gostar.
Enfim! Hoje é muito fácil aderir a uma alimentação vegetariana! A comida não é sensaborona e sem piada! Nada como ir aos restaurantes vegetarianos que têm opção buffet para tirar a prova dos nove!!! Os hipermercados e supermercados têm prateleiras e zonas apenas para produtos macrobioticos, biológicos e vegetarianos! A net está cheia de informação!
Uma refeição vegetariana por semana já fará diferença!